sexta-feira, 29 de maio de 2009

Maratona SP


Domingo é dia de maratona em SP.Não vou correr os 42k mas fiz questão de participar do evento que já tem 15 anos e esta se tornando tradicional na cidade.

O percurso para as provas tem início no novo cartão postal da cidade que é a ponte estaiada.

Como Arquiteto, acho uma largada muito bonita pela beleza da ponte.

Vou correr os 10k que é o que eu estou acostumado e me dou melhor, mas o importante é participar da festa.

Meu amigo Herivelto vai fazer sua estreia em maratonas e segundo ele me disse ontem, estava emocionado só de retirar o kit.

Só quem corre entende essa sensação.O tempo esta prometendo ajudar e espero fazer uma boa prova apesar de não ter treinado esta semana por conta de uma dor inexplicável no peito do pé.

Melhorei e vou pra rua.

Domingo conto como foi.

até.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Casca grossa

Como diz o título de hoje, o final de semana foi casca grossa para mim.
No sábado participei da X TRAIL RUN 10KM na fazenda Base 84 em Itú. Lugar muito legal e um evento bacana que começou logo cedo com um triatlhon e finalizou coma prova de 10km pelas trilhas da fazenda.
Muita subida e trilhas pelo meio da mata que tornam a prova única.
Para quem esta habituado com asfalto, foi bem difícil.
Foi também a estreia do Tiago (meu sobrinho) em provas de 10km.
O cara mandou muito bem e só não foi melhor porque ele respeitou o tio e me esperou para chegar junto. Mais um para o mundo das corridas, a próxima dele será uma tradicional de rua a REEBOOK 10 KM na USP. Valeu Tiagão.
No domingo participei da prova da CORPORE 25km (disputei os 12,5), também uma prova legal com percurso plano e dia de sol maravilhoso para corrida. Como sempre, prova da Corpore bem organizada da retirada de chip até entrega de Kit´s com uma camiseta muito bonita homenageando o Teatro Municipal de SP. Legal essa iniciativa da Corpore de em cada prova ter um cartão postal da cidade na camiseta.
Apesar de duas provas legais, foi uma situação que eu não devo repetir e acho que ninguém no meu nível deve.
Risco muito grande de lesão e cansaço extremo que não condiz com o que eu prego de corrermos por prazer.
Fiquei muito dolorido apesar de no domingo ter feito um tempo muito acima de minha média.
Mas já esta feito e não se repetirá (talvez).
Abaixo as fotos da XTRAIL RUN e largada da Corpore.
Abraços





























segunda-feira, 18 de maio de 2009

Domingão de Sol

Ontem foi dia de prova na praia.

Participei da 24ª 10KM Tribuna FM em Santos. É uma prova super tradicional na baixada onde a participação do público é muito legal. Durante todo o percurso que sai do centro até a avenida da praia, as pessoas ficam nas calçadas incentivando e fazendo festa. Segundo a organização, haviam 15.000 corredores e devia ter mesmo porque era muita gente na largada.

Para variar um pouco vou fazendo as minhas reclamações, como é uma prova de festa, novamente temos os problemas de grupos fazendo paredão, namorados caminhantes etc.

Não corri ainda provas fora do país mas acho muito pouco provável que os corredores sejam tão mal educados como aqui na questão hidratação. O cara esta correndo e ele cisma de pegar a agua e não tem dúvida em te atropelar, depois ele abre o copinho se joga a água e molha quem esta do lado e por final joga o copo em qualquer lugar. Não precisa ser corredor habitual para ser um pouco civilizado e se preocupar com os outros.

Outro fato que incomoda, é a divisão da largada por tempos pretendidos. No caso de ontem, a organização da prova colocou banners bem informativos sobre as faixas de tempo mas mesmo assim algumas pessoas insistem em correr com os amigos e no primeiro quilometro já estão andando atrapalhando quem quer fazer tempo. Na prova da Tribuna, tem um agravante que depois dos 500 metros inicias, temos o túnel que afunila e ai só andando.Mas tudo certo, vamos para a próxima.

Ontem o Marilson Gomes "matou" com o tempo de 28min e 16 seg., tempo impensável apesar das condições favoráveis como altimetria zerada, temperatura de 2o graus e a categoria do cara.

Cravei 1 hora mas estava 15 dias sem treino então achei que foi bom. Depois da prova fui até o Pão de Açucar Club na baixada onde eles organizaram um festa legal para os atletas do PA CLub. Valeu Capuano.

Agora é preparar para um final de semana puxado com a prova de XTRAIL RUN no sábado e 12,5 da Corpore no domingo.

Sobreviverei.

Abaixo a chegada do Marilson.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Coleções

Ontem fiz um comentário no blog da Natalia do WEBRUN sobre camisetas de provas.

Achei um assunto legal para se comentar.

Imagino que todos que como eu são fanáticos por provas, gosta de colecionar as camisetas que recebemos nos kit´s.

Algumas são muito legais como a da REEBOOK 10 KM do ano passado azul marinho, as da NIKE azul e vermelha, as do circuito das estações ADIDAS e algumas outras de marcas nem tão famosas mas de qualidade.

A camiseta FILA da prova de sábado passado foi muuuuito legal, toda preta com prata e manga comprida.

Algumas camisetas são vistas não só em treinos mas em shoppings, nas ruas e outros lugares da cidade não necessariamente praticando a corrida e dizem que no ABC já tem até pirataria de algumas.

Eu mesmo sou fã de algumas para o dia a dia.

Outras são de baixa qualidade que nem minha boxer LOLA quer dormir em cima mas não vou citar porque quem dá porcaria sabe que deu e tem a chance de melhorar.

De tempos em tempos , faço um "rapa " na gaveta e distribuo com parentes e amigos.

Outro item legal de colecionar e também vão na mesma linha de camisetas são as medalhas que vão das simplesinhas até as mais elaboradas como as da Adidas e Fila.

Uma coleção que faço e ai já não sei se dá muito ibope, são os números de peito que guardo e já fiz até um quadro para minha sala no escritório que pode ser visto na foto abaixo.

Acho legal termos nossa história contada em camisetas, medalhas e números nem que seja só para nossa própria lembrança.

Até a próxima.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Correndo na chuva

Sábado (09/05) foi dia de corrida noturna. Aconteceu na USP a FILA Night run, corrida bacana como sempre são as corridas noturnas com DJ´s, banda de rock, aliás muito boa, muita gente, aproximadamente 8.000 pessoas e principalmente muita chuva.

O aguaceiro começou exatamente as 20:00hs junto com largada. Nuca corri numa situação destas, em alguns momentos passávamos em verdadeiros rios.
Como disse , provas noturnas são sempre legais pelo clima, pela situação inusitada e pela organização que sempre prevê atrações que em provas diurnas não são possíveis, mas também trazem alguns problemas. Como sempre esta associada a uma "balada", a prova atrai muita gente que não esta acostumada a corridas de ruas e ai é que temos a confusão.

Correr é o esporte mais democrático que conheço mas também tem suas regras que devem ser respeitadas. Acho legal ir a corrida com grupo de amigos, mas na hora da prova não dá para fazer paredão, correr com namorado também é legal mas não de mãos dadas como vi um casal pelo meio da rua.

A falta de experiência não pode ser desculpa para quem quer andar ou trotar ir pelo meio ou pela esquerda, siga as regras do trânsito, andar mais lento é pela direita, sem falar na hora da hidratação que em alguns casos virou ponto de encontro e "copadas", tomei uma na perna.

Tirando o meu mau humor de lado, a prova foi muito legal mesmo com a chuva que acabou colocando um charme a mais na prova que foi muito bem organizada com tudo funcionando bem e apesar da largada confusa de 10km para um lado e 5km para outro, funcionou.

Particularmente meu tempo não foi dos melhores porque tentei me poupar um pouco para a prova da GRAACC do domingo que acabei não fazendo por culpa de uma ressaca da festa a fantasia depois da FILA, mas esta tudo bem. Foi legal reencontrar o Heriberto, antigo amigo da extinta ADIDAS CODE que se prepara para sua primeira maratona, boa sorte.

Semana que vem tem prova em Santos (Tribuna) que a organização muito sabiamente vai disponibilizar os kit´s em São Paulo.

Valeu galera, até a próxima.
A foto ao lado é a vista aérea da arena da FILA publicada na O2.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Medalhas, medalhas e medalhas!!!

Acabou o mês de Abril e eu não disputei nenhuma prova, um recorde desde 2007. A explicação é simples, com tantos feriados, os organizadores evitam esvaziar suas provas com muita gente fora de SP.

Mas tudo certo agora em Maio com até duas provas por final de semana para aumentar minha coleção de medalhas e camisetas (preciso dar algumas de presente).

Começo no próximo final de semana com a prova noturna da Fila dia 9 e a da GRAACC no dia 10.

A primeira é uma prova muito legal, noturna dentro da USP, normalmente com muita gente e este ano com as inscrições esgotaram rápido acho que vai "bombar".

A segunda, é tradicional no domingo pela manhã e além da prova existe o lado social da instituição que ajuda crianças com câncer. Por falar nisso foi legal eles enviarem para quem fez inscrição um boleto para ajuda.

Na outra semana, dia 17, tem a TRIBUNA de Santos, prova tradicionalíssima na cidade que leva muita gente para as ruas, para incentivar quem passa. Na prova do ano passado achei um pouco desorganizada e a retirada do kit até sábado, me obrigou a ir a Santos só para isso, mas este ano espero que esteja melhor embora o problema do kit continue. Outra alteração que poderia ser feita é quanto ao percurso que sai do centro da cidade mas explora muito pouco as marcas históricas que a cidade tem.

Da praia para o campo, dia 23 corro a XTRAIL de Itú na fazenda BASE 84, um espaço muito legal onde os proprietários promovem cursos de liderança para executivos com canoagem, corridas, BMX e outras coisas. A corrida é por trilhas no meio dos canaviais e deve ser muito legal. Vale também conferir o site da fazenda http://www.base84.com.br/ que mostra tudo o que eles fazem.

Se estiver vivo, domingo 24 corro as 25km Corpore (vou correr 12,5) também pela primeira vez para ver como é.

Estou agora caçando alguma para o final do mês e aceito dicas.

Hoje saiu no site da revista O2 uma animação muito legal feita por um cara chamado James Jarvis,de um corredor e suas agruras, vale conferir no http://www.revistao2.com.br/ ou no youtube.

Para finalizar, parabéns ao André da foto abaixo (de azul numero 258) pela prova de ontem em Osasco. A prova é de 8km mas para o André é uma maratona porque o cara esta no começo depois de largar o cigarro e resolver perder peso.

Valeu André.