segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estações - Primavera x Verão


Ontem foi dia de Corrida das estações - ADIDAS etapa primavera. Foi etapa primavera mas com clima de verão.

Debaixo de um calor de 27º e um Sol para cada um, a corrida aconteceu no Pacaembú.

Já postei em outra oportunidade que acho esta corrida a mais interessante de São Paulo. Primeiro pelo percurso diferente dos tradicionais e segundo pelo esquema da 04 provas no mesmo percurso e em épocas do ano diferentes. Esta configuração nos permite ver o desempenho nas diversas situações. A prova de ontem teve cara de verão e talvez por ainda estamos nos acostumando com o calor deste ano , vi e ouvi muita gente reclamando do tempo feito.

Na hora da premiação, quando divulgaram o tempo do Ivanildo Pereira, vencedor masculino, de 31min.03seg. foi um OHHH!!! geral. O feminino foi ganho pela Flaviana Chung com 39min.23seg. corredora mais com cara de menina de academia do que de corredora, mas foi legal. Meu tempo foi o pior deste ano para o percurso, acabei com 57min.35seg. 3 minutos mais lento que no ano passado. O Sol teve sua parcela de culpa, mas eu fui dormir tarde, exagerei no café da manhã e isso acabou refletindo. Como também já disse anteriormente, esta prova atrai muitas gente que não esta acostumado a provas e ai seguem os problemas de sempre com gente sem ritmo largando quase no pelotão KENIA ou paredões de amigos. A organização embora coloque placas deveria enfatizar mais isso como faz a Corpore com suas pulseiras coloridas.

Outro ponto negativo é a o que a GATORADE faz no percurso. Eles colocam no 5º KM duas bancadas com copos do seu produto e os corredores pegam e partem, isso os 100 primeiros porque depois os copos acabam, os promotores não dão conta e se forma uma muvuca para quem quer pegar ou passar. Ou atendem direito ou deixem somente para o final.

A revista O2 tem preparado em todas as provas um espaço parta assinantes muito legal com sucos, frutas, produtos Batavo e água. Uma iniciativa bem interessante e simpática.

Agora vamos para a etapa Verão que pela amostra de ontem será realizada na Etiópia.

Fotos e resultados nos sites:





até....

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Garra de campeão


Hoje o texto deve ficar um pouco longo mas no final será justificado.

Sábado passado (19/09) teve no Pacaembú o evento "Corrida infanto-juvenil Corpore". Corrida para crianças e adolescentes que visa o incentivo a prática da corrida. Levei o Luca para participar (4ª corrida dele) na bateria de 100 metros. Ele , talvez por influência do pai, gosta das corridas e já diz que é praticante de dois esportes, capoeira e corrida.

Dada a largada lá vai ele com seu passo um pouco desengonçado correndo junto com outros meninos quando de repente vem o tropeço e a queda. Sem se importar com as 5 mil pessoas das arquibancadas e com o apoio do Alex Muller (narrador da prova) se levantou e segurando o choro para sair bem na foto , não se importou com a batida de cabeça no chão e com os joelhos ralados e foi até o final. Não chorou (ele deve achar que homem não chora) e ficou mais tranquilo quando um outro pai anônimo, que deve ter visto a cena , veio dar o apoio que ele precisava, porque o apoio do pai era muito suspeito naquela hora.

Pediu para por o gelo na testa e saiu para buscar a sua medalha já se preocupando e achar o Vitor, seu amigo,nos brinquedos.

O Luca é um menino um pouco maduro demais para sua idade e muito determinado, característica herdada da mãe, e nunca admite não acabar o que começa e da maneira correta ou trocar de time apesar dos apelos desesperados e subornos indecentes do pai. Talvez ele sofra um pouco no futuro com a pouca flexibilidade que tem, mas é admirável sua responsabilidade com as coisas.

No episódio da corrida, vimos outras crianças que caem, param, choram e não continuam, o que seria o normal, mas não o Luca.

Não passo para ele a preocupação de ganhar e sim de apenas participar e ele encara desta maneira.

Parabéns Luca pela sua corrida de Sábado e obrigado ao pai que deu uma força no final.

Domingo também fiquei contente com a visita de meu amigo Bisteca que foi até minha casa mostrar sua primeira medalha de prova (Maratona Pão de Açucar). Esse eu tenho em minha conta de aliciados para correr.

Valeu Bisteca, vamos para a NIKE 10.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Corrida da Paz


Domingo foi dia de prova e eu novamente estava lá (estou correndo até em corrida de saco na igreja).

Na Av. Roberto Marinho (antiga Agua Espraiada) foi a largada da "Corrida pela Paz" da caixa e com organização da Yescom.

Já disse em outros eventos que correr fora dos percursos tradicionais é sempre legal. Este especialmente é muito interessante pois percorreu toda a ponte Estaiada e suas alças completando os 8KM com trechos da marginal Pinheiros dos dois lados.

Nestes trechos fiquei um pouco preocupado pois corríamos dentro de um isolamento de fita junto com os carros que passavam pela faixa ao lado.

Fiquei imaginando um motorista bêbado como vários nos domingos pela manhã, avançando sobre o isolamento. Acho que deveria ser diferente para não se correr riscos.

Fora isso, a prova foi muito boa com subidas e descidas, bastante gente com circuitos de corrida e caminhada de 4KM com chegadas e percursos diferente o que facilita a prova maior.

A vitória masculina foi do Adrinao Bastos (rei da Disney) com 25min e 20 segundos e com o feminino sendo vencida pela ex-moradora de rua Ana Animal. Esta mulher é fera, a dez anos morava na rua e segundo ela mesma, consumindo drogas e roubando e agora vive do esporte. Um belo exemplo.

meu tempo não foi dos melhores (43min55seg.) justificado por uma indisposição estranha entre o 6 e o 7, mas esta valendo. Não preocupo mais em baixar tempos e sim chegar inteiro.

O ponto fraco foi o kit pós prova com uma barrinha e um pão de mel que o locutor insistia em chamar de lanche.

Mesmo assim valeu.
resultado da prova no www.yescom.com.br e fotos no

Esta semana tem o revezamento do Pão de Açucar e estou tentando uma vaguinha com amigos do PA clube, se não der vou para a ciclofaixa.

Até..

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Independência ou morte


Segunda, 07 de Setembro, feriado nacional da independência do Brasil, foi dia de prova no local onde a história conta que aconteceu o "Grito do Ipiranga" por D. Pedro I tornando o Brasil independênte de Portugal.

Corrida bem seletiva que teve seu percurso saindo do parque do museu e percorrendo as ruas próximas do tradicional bairro do Ipiranga e com chegada dentro do parque. Percurso bem difícil pela largada estreita e pela chegada com uma subida pela Av. Nazareh de mais de um quilometro no final da prova (entre o 8 e o 9).

Como já esta virando rotina, venceu um queniano destes que treinam no Brasil o KIPEMEI MUTAI com tempo de 30min e 24 seg. Em segundo um brazuca, DANIEL MACEDO com 30min. e 27 seg. e no feminino teve empate técnico entre MICHELE CHAGAS e NOEME PEREIRA com a primeira chegando em 36min e 03 seg. um segundo a frente da segunda.

Falar de meu tempo é até covardia perto do tempo deste pessoal, mas como não sou profissa, fiz em 56min. e 24 seg.. No final da prova encontrei meu grande amigo corredor e de profissão, o AC que chegou quase morto.

A organizção da prova foi da JJS Eventos que organiza algumas provas em São Paulo (São Silvestre) e que comete alguns erros sempre.

Até a entrega do kit e chip tudo bem, o que pega é na camiseta. Todo mundo que corre como diversão, dá muita importância para a camiseta e é ai que fica muito ruim com a JJS que faz umas camisetas muto feias e desconfortáveis. A consequência é que não havia nem 40% dos corredores com a camiseta da prova o que deixa a prova feia e prejudica o patrocinador.

Quem não usa na prova porque é feia, também não vai usar no treino. Uma pena pois eles já fizeram isso na prova da cidade de São Paulo também. Outro ponto ruim é a entreaga das medalhas que eles insistem em fazer aquele "curral" que dá muito trabalho.

Não é vergonha copiar o que se faz de bem feito como por exemplo a entrega da Corpore que vc passa no final e já pega sua medalha.

Mas eles vão melhorar .

O positivo foi a organização que foi boa e a medalha que era bem bonita com o monumento do Ipiranga e as cores do Brasil.

Acima a foto do queniano chegando tirada do site da Webrun.

Quem correu e quer os resultados :

www.jjseventos.com.br

sábado, 5 de setembro de 2009

Treino de Sabado

Hoje fiz o meu treino na USP. Normalmente aos Sábados vou para lá.
Treino na USP é sempre muito produtivo pelas várias possibilidades de percurso com dificuldades diversas. O treino que fiz hoje foi de 1 hora e meia bem produtivos com direito à subida na Rua do Matão. Para quem não conhece, é uma subidona casca grossa mas que no final te dá uma satisfação muito grande de ter conseguido.
Fora isso foi o percurso normal que todos fazem dividindo as ruas com ciclistas e carros de uma forma regrada com corredores na esquerda, bikes no centro e carros bem devagar. As vezes alguns carros não cumprem a "regra" mas são poucos.
Resumindo, treino muito produtivo.
Amanhã vou alterar a rotina e vou andar pela cidade com minha Caloi 10 - edição especial 100anos de Caloi - pela ruas de São Paulo.
Corrida será só na segunda no Ipiranga com largada na museu que por sinal é muito bonito.
Por hoje é só, depois conto da corrida.
Até