sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Maratona de NY


Onze entre dez corredores brasileiros tem o sonho de correr a maratona de NY.Neste sábado ela completa 40 anos com destaques para os maiores vencedores inclusive nosso Marilson.

Abaixo reproduzo um texto da ativo.com sobre a prova.

Babem brasileiros....
"A Maratona de Nova Iorque completa neste sábado (1) seu 40º aniversário e o Brasil tem destaque especial na festa de uma das maiores e mais famosas corridas do mundo. Os organizadores da prova, a New York Road Runners, decidiram prestar homenagem aos "heróis das décadas", ou seja, os grandes campeões da prova, e o brasileiro Marilson Gomes está entre as estrelas que foram para o hall da fama.
Nesta edição, oito atletas serão homenageados - Miki Gorman e Bill Rodgers (campeões nos anos 70); Grete Waitz e Alberto Salazar (campeões nos anos 80); Tegla Loroupe e German Silva (campeões nos 90); e a inglesa Paula Radcliffe e o brasileiro Marilson Gomes dos Santos como os grandes destaques desta década. Marílson e Paula estarão novamente na prova neste sábado, o brasileiro tentando o tricampeonato e a inglesa o titulo de tetracampeã.
"Quando as pessoas me perguntam eu digo que se você não correu a Maratona de Nova Iorque então você não sabe o que é uma maratona", diz o bicampeão Marilson Gomes dos Santos.
O comentário de Marílson na coletiva de imprensa da prova leva à reflexão: por que esta prova é tão especial? Não há pesquisa formal que ateste isso, mas é fato que correr os 42 km na big apple é o sonho da maioria dos corredores. Há muitos fatores para a prova ter conseguido seu lugar no super restrito clube do World Major Marathons, no qual constam apenas cinco provas, além de Nova Iorque, apenas Londres, Berlim, Boston e Chicago fazem parte do grupo.
Uma prova com glamour. Essa é uma boa definição para a Maratona de Nova Iorque. Não há como refutar esse adjetivo constantemente relacionado à disputa, primeiro, a corrida é na "capital do mundo" e, mais do que isso, em uma das cidades mais charmosas para os visitantes, com pontos turísticos de apelo irresistível, como se pode constatar ao conferir o percurso que termina no Central Park.
O glamour também aumenta com a boa quantidade de celebridades que costumam prestigiar a prova, desde a lenda do ciclismo Lance Armstrong, que correrá novamente este ano, às celebridades de Hollywood, como os atores Edward Norton e Sarah Jone.
E a prova evoca ao redor do mundo imagens clássicas de Nova Iorque. Até chegar no belíssimo pulmão verde da cidade, os corredores percorrem os cinco bairros da cidade, Staten Island (local da largada), Brooklyn, Bronx, Queens e Manhattan, passando pela Queensboro Bridge, a 5ª avenida, Columbus Circle, entre outros pontos. Durante o percurso, os atletas são saudados o tempo todo por uma grande multidão que costuma acompanhar a prova das calçadas, além de shows musicais de 100 bandas espalhadas pelo trajeto que dão um toque a mais de festividade para público e participantes."Ela é especial e diferente das provas no Brasil. E parece mais bonita cada vez que eu corro", acrescenta Marilson.
Para os que estão na linha de frente, como Marílson, a prova ainda tem um atrativo extra. Este ano a Maratona dará um prêmio milionário. A organização anunciou que a prêmio total do evento chegará a U$ 800 mil - cerca de R$ 1,44 milhão - o maior da história da corrida e o maior já concedido em um evento da série World Marathon Majors. A organização também disse que dará um bônus de U$ 70 mil para qualquer antigo campeão que vencer neste ano, então qualquer ex-campeão que subir no topo do pódio levará para casa algo em torno de R$ 360 mil.
Mas a briga vai ser duríssima. Lendas do atletismo mundial como Hendrick Ramaala, Paul Tergat e Martin Lel, todos com tempo na casa das 2h06min, ou menos, estarão na prova. O melhor tempo de Marilson em uma Maratona é em Londres 2007, quando correu em 2h08min37s. Mas segundo Marilson, a Maratona de NY não é uma prova para se baixar marca e ele tem uma vantagem, embora não seja um corredor tático, que ganha força no sprint final, ele consegue se adaptar e manter o ritmo forte nos trechos mais duros de subida da prova, o que o levou duas vezes ao lugar mais alto do pódio.
Algumas curiosidades da 40ª edição da prova:
- Depois que o último corredor cruzar a linha de chegada neste sábado, a Maratona de NY terá contabilizado mais de 800 mil participantes ao longo da suas edições. - Este ano, pela primeira vez, a prova terá mais de 40 mil participantes.- A expectativa de público é de 2, 5 milhões de expectadores. - Corredores de 33 países já cruzaram a linha de chegada da prova. Fora os Estados Unidos, o Brasil é o país com o maior número de corredores que terminaram a prova: 68. - Este ano, a prova tem corredores de 17 países.- Na elite masculina, há 8 corredores com tempo abaixo de 2h08min.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pisadas


A pisada de corredor deve merecer por parte deste uma atenção especial. Conhecer o seu tipo de pisada e fundamental na escolha do tênis adequado evitando passas erradas e futuras dores e lesões.

Varias lojas fazem o teste pra identificar sua pisada como Velocitá em Moema, Nike Shop no Bourbon da Pompeia e agora as lojas da Bayardi também oferecem este serviço. O resultado lhe dará seu tipo de pisada e com essa informação vc poderá escolher nas principais marcas de tênis o modelo que serve para sua corrida.

Abaixo reproduzo uma explicação de tipos de pisada tiradas dos site http://www.tenisdecorrida.com.br/. aliás um site bem legal.



Pronação e supinação são problemas biomecânicos. Usar um tênis de corrida apropriado para o seu tipo de pisada vai ajudá-lo a prevenir lesões.
Várias lojas especializadas oferecem um teste para verificar a pisada do cliente, mas um médico ortopedista especializado em esporte é a maneira mais indicada para identificar seu tipo de pisada.
Tipo de Pisada Pronada (Pronação)
Mais de 75% da população mundial tem tipo de pisada pronada.
A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita, terminando a pisada no dedão.
Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.
Pé chato (arco do pé achatado) é geralmente associado à pronação. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis das categorias controle do movimento ou estabilidade.


Tipo de Pisada Supinada (Supinação)
Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora até se endireitar e terminar a pisada no dedinho.
Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.
Arco do pé alto é geralmente associado à supinação. Nesse caso o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento, como aqueles da categoria amortecimento.


Tipo de Pisada Neutra
A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.
A grande maioria dos corredores com pisada neutra usam tênis da categoria neutro-amortecimento. Mas dependendo do seu arco do pé, o tipo de tênis de corrida a ser usado pode ser outro

Bom teste

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Treinos

Lendo o livro do Dean Karnazes (50 maratonas em 50dias) ele dá algumas dicas de treinos que podem ser úteis para nós mortais.
No trecho que li ontem ele sugeriu um programa de treinamento disponível no site da revista Runners World americana. Por curiosidade hoje usei o tal programa e ele é interessante pois te possibilita algumas variáveis do que vc já faz hoje em termos de tempo para distancia futuras.
Entrei com minhas características de tempo, tipo de treino e meu objetivo. O programa chamado SMART COACH desenvolve uma planilha de treinos com as semanas necessárias para o seu objetivo.
Muito legal.
Abaixo eu divulgo link. Caso tenham dificuldade, entrem no site www.runnersworld.com.
http://www.runnersworld.com/images/cda/image_tool_smartcoach.jpg
Ainda sobre o livro, o cara é fora do normal pois segundo seu relato ele consegue a cada dia ter disposição para uma maratona e ainda todos os eventos que fazem parte do projeto Endurance 50.
Realmente é para muito poucos ou ninguém alem dele. Vale a leitura.
Falando de outro assunto, no início do mês ocorreu no Hawai o Iromen 2009. Acho que disputar uma prova dessas é o sonho de qualquer pessoa que corra, claro que impossível para 99%, mas deve ser uma experiência espetacular.
No youtube se consegue vídeos inteiros das provas para "babar".
Final de semana foi sem prova e aproveitei para atualizar meus treinos para SS e meia da Disney em Janeiro.
Ate´............

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Noticias do feriado

Mesmo com um pouco de atraso, vou descrever as atividades do final de semana que passou com feriado de 12 de Outubro.

Sábado dia 10 a ESPN e a academia Competicion fizeram um workshop de corrida e caminhada no parque Villa Lobos. Iniciativa sempre louvável de incentivo a prática de esportes.

Participei de uma turma com outros corredores e corredoras além do pessoal da academia que fazia o acompanhamento. No início assistimos a uma pequena palestra sobre os benefícios de se exercitar, um alongamento e partimos para uma corrida e caminhada de 3,5km finalizando com nova sessão de alongamento, hidratação e massagem para quem fizesse a inscrição. Havia também um teste de pisada além de um kit muito bem montado (melhor que muitas provas pagas) com camiseta, boné e medalha de participação. Parabéns aos organizadores, mas acho que faltou uma divulgação melhor para que mais pessoas pudessem participar.

Domingo 11 foi dia de corrida na ponte estaiada que já esta se tornando um percurso muito utilizado em São Paulo. Organizada pela Corpore tivemos a corrida pela paz WTC de 8 km. Como sempre as provas da Corpore muito bem organizada somente pecando no guarda volumes com o pessoal pouco acostumado com o trabalho, mas de qualquer maneira estava boa. Fiz meu melhor pace desde que comecei a correr com 5min07seg/KM.

Segunda 12 foi dia de ir para a zona norte para a corrida do Santos Dumont organizada pela JJSeventos. O percurso de 10km que é bem utilizado em Santana (ORAL B) é plano e teve como novidade a saída de dentro do Campo de Marte. Organização boa, hidratação legal mas o pecado de sempre desta empresa organizadora são as camisetas. Além de gosto duvidoso com muitas cores (como São Silvestre, Corrida da Cidade, etc.) com muitas costuras que machucam em contato com a pele. Não é preciso fazer nenhuma pesquisa para saber que pouca gente gosta destas camisetas já que o numero de pessoas que utilizam na prova é visivelmente pequeno prejudicando o patrocinador.

Fiz uma prova como treino terminando os 10km com 1 hora cravada.

valeu.

Até.......

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FDS sem corrida


Como o final de semana foi sem prova, somente um treino leve em Ubatuba, reproduzo abaixo um artigo interessante que saiu no site http://www.ativo.com/ sobre 10 erros que não devemos cometer em corridas.

Vale a leitura:

1- Não realizar exames periódicos – um dos principais erros é achar que sua saúde está sempre perfeita, já que pratica uma atividade física regularmente. Engano. O acompanhamento médico deve ser realizado uma vez por ano ou, em alguns casos, a cada 6 meses. Isto permitirá ao corredor e ao seu treinador treinar de forma mais eficiente e segura.
2- Não respeitar o programa de treinamento – o programa de treinamento é feito para que, de forma organizada e segura, o atleta possa evoluir. Os treinadores procuram montar suas planilhas levando em conta aspectos individuais como peso, tempo de treinamento, objetivos propostos, etc. Alguns corredores pensam que podem seguir a sua planilha de qualquer forma, não respeitando ritmo, quilometragem e, principalmente, os dias de descanso. Isso muitas vezes resulta em overtrainning, causando redução de desempenho, lesões musculares e até queda do sistema imunológico.3- Não escutar o corpo – a propalada filosofia do “no pain, no gain” (“sem dor, sem ganho”), não é adequada para pessoas que querem fazer da corrida uma prática saudável; é possível,sim, evoluir sem nenhum desconforto, e todo programa de treinamento deve primar por isto. Então, se com o começo dos treinos você sentiu uma leve dor na canela ou na lateral do joelho, não tenha medo, reduza o seu volume de treino e, caso continue, consulte um médico. Sou adepto do lema “mais vale prevenir do que remediar”.
4- Evoluir rapidamente nos volumes realizados – para atletas iniciantes as primeiras melhoras no desempenho ocorrem logo nas primeiras semanas, o que acaba fazendo com que estes corredores evoluam de forma inadequada no seu programa. O ideal é que a evolução do treinamento seja de no máximo de 10% no total de quilometragem realizado na semana anterior. Se você estiver com sobrepeso, sua preocupação deverá ser maior, pois o impacto da corrida poderá contribuir para lesões na sua estrutura óssea ou articular. Portanto, não tenha pressa; com certeza todos os seus objetivos serão atingidos no tempo certo do exercício.
5- Competição em excesso – a participação em competições deve ser feita de forma moderada, pois é na prova que atingimos o ápice de desempenho e esforço físico. Alguns atletas chegam a participar de provas todos os finais de semana, o que pode impedir uma melhoria da condição física, além de provocar uma excessiva comparação com outros corredores; na minha opinião, nem mesmo atletas de alto rendimento devem agir desta forma. O resultado do colega serve como referência apenas para ele; o seu grande desafio deve ser você, compare suas evoluções com os seus próprios desempenhos. Muitos atletas têm o costume de se comparar com seus companheiros de treinamento, esquecendo que cada um é feito de forma especial, temos pesos diferentes, corpos diferentes, histórias de formação esportivas diferentes, e a comparação pode gerar um ambiente de competição nada saudável, além de uma possível frustração.
6- Correr sem hidratar durante o percurso – muitos corredores não se hidratam de forma adequada durante os treinamentos, alguns acham que perdem o ritmo de corrida e outros, por mais absurdo que pareça, acham que a água poderá interferir na perda de peso após o término do treino. Em primeiro lugar, a água é primordial para a manutenção das funções do corpo; e é importante lembrar também que o corpo, estando em estágio de desidratação, pode perder muito do seu desempenho. Outro ponto importante é que a água não possui nenhuma caloria e que a principal perda de peso realizada durante o treino é de líquidos, o que tem que ser reposto em até 24h para que o corpo não entre em estado de desidratação. O recomendado é tomar cerca de 600 ml por hora, ou melhor, cerca de 150 ml a cada 15 min.
7- Correr em jejum – para correr, o corpo deve estar com energia suficiente para uma melhor resposta à atividade. Atletas que costumam realizar exercícios em jejum podem comprometer o seu desempenho, como também submeter o seu organismo a problemas de saúde. Portanto, procure entre 1h30 a 2 horas antes da corrida, comer algum alimento leve a fim de oferecer suporte energético para a atividade. Em treinos mais longos vale também repor com sachês de carboidratos ou maltodextrina. Vale ainda lembrar que o fato de se gastar mais energia com a corrida não significa que a alimentação possa ser realizada de qualquer forma; assim, evite alimentos calóricos e ingira mais vegetais.
8- Utilizar calçado inadequado – alguns corredores utilizam o seu tênis de corrida sem perceber para qual formato de pisada ele foi confeccionado, o que poderá causar alguns desconfortos ou uma baixa redução do impacto. Outro grande problema é a utilização acima da recomendada para o tênis, que, em média, deve ficar entre 450 a 600 km. Uma boa dica para melhorar a durabilidade do seu tênis é alternar dois calçados entre os treinamentos.
9- Não realizar descanso adequado – após cada treino mais intenso deve haver um dia de treino mais leve, ou até mesmo um day off, pois é durante o período de recuperação que ocorrem as mudanças necessárias para a recuperação e construção muscular. Ao fazer um descanso adequado, você poderá melhorar o seu desempenho. Vale lembrar que o descanso não pode ser nem muito curto nem muito longo, para que o período ideal de novo esforço não seja perdido.
10- Técnica inadequada de corrida – ao utilizar uma técnica incorreta de corrida pode haver um grande desperdício de energia durante o exercício; procure a orientação de revistas especializadas ou peça ao seu treinador para verificar como está a sua corrida.

Colunista:
Mario Sérgio Andrade Silva é Diretor técnico da
Run&Fun.