quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pisadas


A pisada de corredor deve merecer por parte deste uma atenção especial. Conhecer o seu tipo de pisada e fundamental na escolha do tênis adequado evitando passas erradas e futuras dores e lesões.

Varias lojas fazem o teste pra identificar sua pisada como Velocitá em Moema, Nike Shop no Bourbon da Pompeia e agora as lojas da Bayardi também oferecem este serviço. O resultado lhe dará seu tipo de pisada e com essa informação vc poderá escolher nas principais marcas de tênis o modelo que serve para sua corrida.

Abaixo reproduzo uma explicação de tipos de pisada tiradas dos site http://www.tenisdecorrida.com.br/. aliás um site bem legal.



Pronação e supinação são problemas biomecânicos. Usar um tênis de corrida apropriado para o seu tipo de pisada vai ajudá-lo a prevenir lesões.
Várias lojas especializadas oferecem um teste para verificar a pisada do cliente, mas um médico ortopedista especializado em esporte é a maneira mais indicada para identificar seu tipo de pisada.
Tipo de Pisada Pronada (Pronação)
Mais de 75% da população mundial tem tipo de pisada pronada.
A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita, terminando a pisada no dedão.
Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.
Pé chato (arco do pé achatado) é geralmente associado à pronação. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis das categorias controle do movimento ou estabilidade.


Tipo de Pisada Supinada (Supinação)
Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora até se endireitar e terminar a pisada no dedinho.
Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.
Arco do pé alto é geralmente associado à supinação. Nesse caso o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento, como aqueles da categoria amortecimento.


Tipo de Pisada Neutra
A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.
A grande maioria dos corredores com pisada neutra usam tênis da categoria neutro-amortecimento. Mas dependendo do seu arco do pé, o tipo de tênis de corrida a ser usado pode ser outro

Bom teste

Nenhum comentário:

Postar um comentário